AÇÃO É UM PONTO VITAL PARA O MARKETING!

quinta-feira, 10 de março de 2011

A importância estratégica da DUPLICAÇÃO no Multinível


A importância estratégica da DUPLICAÇÃO no Multinível


Como vimos anteriormente, através dos exemplos da natureza, o poder da duplicação é inquestionável. Porém, como isso se aplica ao nosso negócio e, de que maneira, pode ser um diferencial estratégico da sua organização?

Em primeiro lugar, comece a exercitar a sua visão. Tente enxergar o Marketing Multinível sob o ponto de vista de um Líder Top, com milhares de pessoas em sua rede. Imagine que os tais 3 a 5 anos de crescimento consistente já se passaram e que, hoje, você recebe um bônus generoso, vindo das regiões mais remotas do País.

E agora? Como você consegue liderar tantas pessoas, em diferentes lugares, com diferentes aspirações e vivendo momentos tão distintos neste negócio?

A resposta óbvia é que sozinho você não consegue. Ninguém jamais conseguirá cuidar de tanta gente e lidar com tantas situações, sem o apoio estratégico de ferramentas e sistemas preparados para auxiliá-lo na duplicação de qualidade.

E mesmo que você fosse o melhor líder do mundo, com uma habilidade fora do normal no trato com as pessoas, e conseguisse mobilizar toda a sua organização na direção correta, quanto isso lhe custaria em termos de tempo, dedicação e esforço pessoal? Quantas horas por dia você teria que gastar ao telefone, respondendo e-mails e cuidando de todos os treinamentos, em todos os níveis e lugares, para milhares de pessoas? Onde estaria a sua tão sonhada liberdade financeira?

Liderar não é ser escravo
Algumas pessoas não observam a importância estratégica da duplicação e tentam carregar seu grupo nas costas, fazendo tudo por todos. Isso é até possível no começo, quando você conta sua organização nos dedos. Porém, bastam algumas dezenas de downlines para essa liderança entrar em colapso. O limite físico cria uma barreira intransponível para o seu crescimento e, a partir daí, por maior que seja o esforço, o negócio não sai do lugar. Na melhor das hipóteses, anda de lado, às custas de cada vez mais desgastes. As pessoas entram e saem, sem sequer aprender o básico, pois não há um processo inteligente de duplicação, ensinado e estimulado. Estão todos dependentes do líder escravo, até que ele mesmo desista de continuar.

Por mais estranho que pareça, isto acontece o tempo todo, nas melhores empresas. Não pela falta de ferramentas e sistemas adequados, e sim pela falta de visão desses líderes, que insistem em negar a importância da duplicação.

A matriz ideal a ser duplicada
Já está claro que a sua rede crescerá com mais vigor e velocidade, quando todas as pessoas aprenderem a duplicar a coisa certa, sem depender de você. Também já sabemos que a duplicação pode ser positiva ou negativa, dependendo da matriz utilizada como referência (lembre dos exemplos de duplicação das células-tronco e cancerígenas).

Agora, o que você deve estar se perguntando é: Duplicar o quê? Qual é a matriz ideal que devemos duplicar?

OK, é exatamente sobre isso que falaremos na próxima lição! 



Curso Marketing Multinível


Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.


http://www.sergiobuaiz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário