AÇÃO É UM PONTO VITAL PARA O MARKETING!

sexta-feira, 11 de março de 2011

GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL – UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA


Gestão do Clima Organizacional por Maria Helena Dantas


A área de Recursos Humanos tem cada vez mais a exigência de mensurar suas ações, a exemplo de outras áreas das organizações, que atuam constantemente com a apresentação de resultados .  Através de seus procedimentos devem respaldar ao máximo sua atuação.

O Objetivo é transformar a área de Rh em área estratégica , alinhando seu campo de atuação aos planos de negócios da empresa.  Mas como fazer?   Como criar um Rh que funcione como alavanca , como agente de mudanças e que vai além do gerenciamento do capital humano?

O Rh deve ter respostas que contribuam para as estratégias da empresa, deve analisar suas ações e seus resultados , deve ter levantamentos e diagnósticos claros sobre sua posição atual, e o ponto onde precisa chegar , tem de trazer  resultados que atendam as expectativas da Organização e de seus Colaboradores.

A Gestão de Clima vem trazer algumas destas respostas e nortear o trabalho do profissional de Rh, da Diretoria, de Marketing e, de Qualidade e de outros interessados no crescimento Intelectual da empresa, valorizando a Marca empresarial e o Capital Humano que nela atua.

Afinal o que é Gestão de Clima ?

Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através de experimentação de práticas, políticas, , valores, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação frente a esta percepção.
                                                        

O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?

É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de necessidades.   A pesquisa mapeia e retrata os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários ,  através dos pontos fortes e pontos a desenvolver , o Gestor de Rh tem uma excelente ferramenta de trabalho, podendo traçar suas estratégias juntos aos demais gestores, no alcance da satisfação destas pessoas envolvidas em todas as tarefas e atividades que possam influir diretamente na qualidade dos serviços prestados e produtos fabricados.

Por que fazer uma Gestão de Clima Organizacional ?

Pesquisas indicam que Colaboradores com baixo índice de motivação utilizam somente 10% de sua capacidade de produção.  Por outro lado  áreas e empresas com colaboradores satisfeitos nas Organizações onde trabalham, apresentam índices muito acima do esperado,  e além da média  de mercado no que diz respeito a produtividade.

Colaboradores satisfeitos trabalham mais assiduamente e por mais tempo numa mesma organização empresarial e esta obtém assim melhor custo , pois colaboradores que permanecem mais tempo na empresa, , atuam com maior experiência e o produto ganha em qualidade.

Turnover (Rotatividade), Absenteísmo, número e gastos com Acidentes de Trabalho, nível de Satisfação/Insatisfação, além de produtividade e qualidade devem ser medidos pelo Gestor de Rh, e podem ser trabalhados/geridos  para a constante melhoria, através da Motivação e Satisfação do Clima Organizacional.

Além de ouvir seus colaboradores sobre o que pensam , as empresas devem também conhecer a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem.  Somente assim podem encontrar fatores do Clima, em que o Rh vai atuar , trazendo para ambos a satisfação desejada.

                                    

A Pesquisa bem elaborada, acompanhada de reuniões e palestras demonstrando a real situação e o ponto que se espera chegar, é valioso recurso gerencial capaz de fortalecer a implementação de uma nova estratégia, de criar, inovar e trazer a tona a cultura e imagem da empresa.   Podendo através deste retrato trabalhar os pontos a desenvolver e divulgar os pontos fortes que existe na empresa e está incorporado aos sentimentos e percepção dos colaboradores.  Valorizar marcas é um dos objetivos audaciosos que a gestão de Clima pode proporcionar.

O  segredo da Gestão de Clima Organizacional, que a princípio foi considerado um sistema que permitia a medição do desempenho das empresas na visão do Colaborador  e que hoje é visto como oportunidade do Rh em  mostrar seu valor de parceiro estratégico do negócio, e  de  se tornar um dos grandes responsáveis pelo sucesso de novos projetos, investimentos dentro outros  da empresa sempre com base no orçamento estratégico, ou seja, na realidade da companhia, está no envolvimento de todos os interessados.

Quando instituído pela empresa, é normal o acontecimento de mudanças positivas no desempenho, na motivação e no comportamento dos profissionais, a credibilidade do Gestor Rh que encabeça a pesquisa, guardando quando necessário o sigilo dos respondentes melhora , a comunicação entre diretoria,  líderes e liderados, prática indispensável ao êxito do processo, já que todos tem de certa forma interesses atendidos.pelo Rh.

Aas ações , as Normas e Procedimentos, a Implantação de melhorias em diversas áreas e para as equipes, a discussão do que se pode melhorar,  o alcance ou a superação de metas estabelecidas, estimula o conhecimento profundo da empresa onde se trabalha , o que causa um sentimento de “estar em casa” , “sou parte dela” “eles me ouviram” “participei desta inovação na empresa”  , enfim tantas outras conquistas que vão ser sentidas a partir da Gestão de Clima .   As informações, a visão , a missão e os objetivos da Empresa e do Colaborador estarão sendo compartilhadas de forma eficaz.  Assim  na estratégia da companhia e na identidade, a cultura organizacional passa a ser constantemente difundida e trazer resultados positivos.

Gestão de Clima, quem faz uma vez, não a deixa mais. Deixe-se apaixonar por esta ferramenta!

Maria Helena Dantas Santos – www.innovarerh.com.br


Gestão do Clima Organizacional por Maria Helena Dantas

Caros amigos, tenho tido a honra de ser de confiança de profissionais de altíssimo gabarito que permitem-me que eu veicule neste espaço o melhor de seus produtos intelectuais, tais como meus grandes amigos Prof Doutor Afonso Farias Jr, Prof MSc Gustavo Heck da ESG e o grande Mestre de nós todos o TCel Ref Nogueira.

Desta vez, a propósito de pesquisas e práticas em desenvolvimento organizacional e corporativo é a vez de Especialista Maria Helena Dantas que nos brinda com um dos artigos que ela apresentará por ocasião de um workshop no qual ela será a principal condutora.




RECIFE, PERNAMBUCO, Brazil
ADMINISTRADOR CRA 10.106/PE AIRLINE TRANSPORT PILOT - HELICOPTER AND AIRPLANE Cód ANAC: 138480 MESTRE EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS, MESTRE EM SEGURANÇA E DEFESA HEMISFÉRICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário