Resumidamente o Marketing Multinível
No plano original das Vendas Diretas, as
empresas recrutavam uma série de revendedores autônomos e lhes
remuneravam através de comissões sobre as suas vendas individuais.
Conhecido como single-level(uni-nível), este modelo limitava a atuação
de muitos distribuidores a um trabalho inseguro e dependente demasiadamente da habilidade individual de vendas. Percebendo estas limitações, um americano chamado Carl Rhenborg
decidiu criar um sistema de bonificação diferente, onde o revendedor
passaria a ganhar um rendimento adicional sobre todas as vendas
efetuadas pelos distribuidores que trouxesse para a companhia. Isto
aconteceu na década de quarenta, dando origem a um segundo modelo de
remuneração em Vendas Diretas muito mais poderoso: o multi-level
(multinível).O MultiLevel Marketing (MLM) ou Marketing Multinível ou
Marketing de Rede passou por várias evoluções desde então, com
aperfeiçoamentos nos sistemas e empresas profissionais trazendo novos
conceitos ao mercado.
O Marketing Multinível ou Marketing de
Rede cresceu principalmente a partir do início dos anos 90 porque
apresenta soluções simples para as empresas que procuram oferecer
inovação, qualidade e preços nos produtos, excelência nos serviços
operacionais e atendimento personalizado aos clientes, ao mesmo que
oferece às pessoas uma oportunidade de melhorar o estilo de vida delas
com soluções que estão perfeitamente enquadradas dentro deste novo
paradigma de mundo globalizado e empresas individuais. Hoje, com um
pequeno arquivo pessoal, uma linha telefônica e um micro ligado à Internet,
é possível construir e gerenciar um negócio de milhões de dólares. A
partir deste sistema, os distribuidores passaram a vislumbrar uma renda
muitas vezes maior do que seria possível obter no porta-a-porta
tradicional, e muitos destes distribuidores começaram a ter proventos
mais altos que muitos médicos, advogados e engenheiros e alguns destes
também conseguiram fortunas adquirindo a tão sonhada independência
financeira. Sendo assim o presente estudo teve por objetivo principal
verificar quais as principais barreiras que impedem uma maior adesão ao
Marketing Multinível. Interessante observar que este sistema possui prós
e contras como qualquer proposta de negócio. Um maior conhecimento
sobre o tema vem a facilitar a análise por parte daqueles possíveis
novos empresários independentes sobre a oportunidade em questão.
Os Gigantes da Publicidade
As empresas sabem bem que a publicidade é
o combustível para o seu negócio. Hoje, gasta-se quase meio trilhão de
dólares por ano, apenas nesta área onde todo lucro fica com as empresas
de publicidade e as celebridades que são pagas para recomendar um
produto quem nem se quer usam. Acima, temos alguns exemplos de
investimento na publicidade atuados por grandes corporações que dirigem o
mercado de hoje.
Mas qual o segredo do aumento dos lucros das empresas?
Esta é a questão que justamente quem sai perdendo são os trabalhadores,
a mão de obra é a que mais sofre com a redução de custos. De acordo com
os especialistas, quando há a necessidade de redução de gastos para
equilibrar o caixa de uma empresa, o caminho mais curto escolhido acaba
sendo a rescisão de contratos com fornecedores ou o corte de
funcionários, comprometendo a qualidade e a eficiência das operações . A
maioria não tem ideia de por onde começar a cortar gastos e aqueles que
parecem ser os mais significativos, por serem maiores, nem sempre são
os que comprometem a lucratividade da empresa. Uma vez descobrimos que
uma empresa tinha um elevado gasto com remessas urgentes para outras
filiais, simplesmente porque o departamento responsável não tinha um
planejamento adequado para que as mercadorias e documentos fossem
enviados no prazo correto, sem a necessidade de pagar a mais pelas
urgências, Isso sem falar quando descobrimos fraudes e acordos de
comissões entre funcionários e fornecedores.
O Marketing Multinível é
um dos 3 canais que um fabricante pode usar para movimentar os produtos
da fábrica para o consumidor. Esse é o sistema mais vantajoso em todos
os sentidos!
· Varejo: Todos estamos
familiarizados com mercearias, farmácias, supermercados e lojas de
departamentos e mesmo estações de serviço. O produto move-se através de
um sistema de distribuição por atacado para a loja final no varejo. O
comerciante dispõe sua mercadoria e o consumidor vai à loja para
comprá-la. Isto é varejo. Quem paga toda a conta de publicidade,
atacadistas, varejistas e logísticas é o consumidor final.
· Mononível: A revenda
de produtos por catálogo tem sido um grande mercado para as empresas
que mais faturam nesse sistema, as revendedoras ganham apenas comissões
feitas pelas vendas e não existe nenhuma alavancagem a não ser pra
gerente que pode ter várias revendedoras trabalhando com ela, mas quando
uma revendedora passa para gerente ela se desliga da gerente que a
ensinou a trabalhar, para quem conhece já o Marketing Multinível percebe
a grande diferença que se pode ter entre esses dois sistemas.
· Multinível: Ele pode
ser associado a uma franquia pessoal, com grandes possibilidades de
crescimento. É um método de vendas onde as pessoas tornam-se empresários
independentes (distribuidores), e é dada a elas a oportunidade de
formar sua própria rede. E, assim, cada novo distribuidor tem as mesmas
oportunidades e o processo se repete, espalhando-se de pessoa a pessoa,
de cidade e de país a país. Não há limites para a expansão pessoal. O
baixo risco e o poder da alavancagem é o grande ponto chave do
Multinível que tem o crescimento anual de aproximadamente 18% no Brasil.
Como escolher uma empresa de Marketing Multinível sustentável e legítima ?
Primeiramente se deve olhar alguns fatores como:
- Produto
- Plano de Compensação
- Momento da Empresa
- Gestão
- Resultados
- Patrimônio
Produto - O Conselho é
que se deve escolher uma empresa que tenha um produto altamente
consumível, que já seja do hábito de todos, que tenha logicamente
qualidade, acessibilidade diante do custo, praticidade e que envolva as
pessoas.
Plano de Compensação – Ao
contrário de que muita gente pensa oque importa não é o faturamento da
empresa e sim os maiores cheques relacionados ao tempo da empresa no
mercado, devemos escolher o plano que mais paga e pra isso basta ver os
resultados dos líderes e em quanto tempo eles conseguiram atingir, isso
mostra também a aceitação do produto no mercado, se tem os maiores
cheques em tão pouco tempo quer dizer que o produto é muito bem aceito;
Óbvio.
Momento – O Momento
também é muito importante, não se deve escolher uma empresa muito nova,
pois ainda não se estabeleceu no mercado e não sabemos se vai dar tudo
certo, e tão pouco muito saturada no mercado onde que todos já a
conhecem e já foram apresentadas a ela.
Gestão – É Claro que é
imprescindível ter pessoas com experiência no comando da empresa, não
vale a pena investir o tempo e o dinheiro com pessoas que não tiveram a
experiência em administrar uma corporação, isso serve pra qualquer
negócio.
Resultados - Existe uma
frase que eu particularmente acho muito poderosa ” Palavras convencem,
Resultados arrastam” isso é totalmente alinhado ao Marketing Multinível
onde só devemos seguir pessoas e empresas que tem resultado, não deve-se
de maneira alguma tentar se aventurar em negócios sem base estrutural
que ainda está no planejamento. Lembre-se, grandes empresas com grandes
resultados atraem grandes líderes.
Patrimônio - Eu vejo
muitas empresas todos os dias na internet e é uma infinidade de
propostas que nem sabemos de onde surgem, não se vê pessoas por trás nem
tão pouco patrimônio do negócio em que será o seu futuro, não entramos
em um negócio de Marketing Multinível pra brincar, devemos escolher
empresas sérias e reais, é muito importante ter acesso ao grupo
corporativo da empresa, grupo de suporte e claro os gestores do negócio,
em um mundo onde se desconfia de todos devemos saber onde pisamos.
Cuidado com as empresas apenas baseadas em internet, elas são facilmente
copiadas e logo surgem outras “melhoradas” que arrastam sua rede e você
não tem garantia nenhuma, se ela sumir ninguém poderá fazer nada,
corra!
Se quiser saber qual Empresa escolhi pra trabalhar clique aquiExtraído: Universidade Multinível
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