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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dormência criativa – buscar referência antes do job e ficar até tarde na agência não ajuda sua criatividade.

Publicado em por raphaelac

Criatividade, Inovação e tudo mais.
Palavras que estão na boca de todos os gestores das empresas
.

Não importa se sua empresa faz contabilidade ou papel, em todos os lugares existem espaços para alguma ação diferente que gere mais lucro, poupe tempo, crie novos produtos ou deixe a equipe mais motivada, isto é resultado da criatividade.

Nosso cérebro, como retratado no post anterior, só entra no modo criativo quando nega os raciocínios lógicos que aprendemos anteriormente.

A informação criativa vem da desconstrução dos dados, já o trabalho racional/mecânico vem da busca por informações preexistentes.

Não falo aqui que o trabalho mecânico é ruim. Ele é importante, pois ajuda as idéias a saírem do papel, mas um bom trabalhador deve aliar entre os dois modos para realmente destacar.

O cérebro humano ao receber uma informação, captura os dados e deixa eles completos para fácil consulta recente em nossa mente. Com o passar do tempo, a informação pode virar um procedimento automático(aprendizagem), ou quebrar em pedaços menores de dados para ser arquivado.

O funcionário que está no modo mecânico usa os procedimentos automáticos que foramprogramados em seu cérebro para desempenhar sua função. Ele também utiliza a informação recente que está de fácil acesso, desenvolvendo até algumas variações, mas por causa dos dados ainda não terem sido fragmentados esta criação é limitada.

Assim, o usuário no modo mecânico não cria, ele apenas copia e varia alguns elementos de coisas que já existem.

Já quando este está no modo criativo, ao negar o que foi programado em seu cérebro como também as idéias recentes, a mente busca lá no fundo, aqueles fragmentos de dados antigos, seja: um filme de dois anos atrás, uma conversa com um amigo e até aquela imagem boba da internet e cria uma nova ligação entre estes dados, gerando algo realmente novo.

Isto é realmente o processo criativo do cérebro e isto explica a razão da publicidade estar tão sem idéias novas ultimamente.

A maioria das agências condiciona os funcionários para um processo de job, atrás de job, o profissional não tem tempo para desconstruir o objetivo e depois construir algo novo.

A ação entra hoje para sair amanhã, nisto o processo virá mecânico e o criativo na verdade não entra no modo criativo, piorando ainda a situação ao utilizar práticas mais mecânicas ainda como:

Referência recente: 6 horas para um job, representa em muitos momentos: 3 horas para pesquisa e 3 para execução, ou seja, 3 horas vendo peças e ações colhendo informações recentes que não serão desconstruídas pelo cérebro e viraram apenas cópias com pequenas variações. Isto é fato e piorou bastante com a internet, temos hoje váriosexemplos de peças que são iguais, não variam, não agregam nada novo.

Ficar até tarde na agência: Martelando algo no cérebro, forçando sua mente a produzir algo, acaba gerando apenas respostas prontas. Trabalho criativo depois das 18:00 só sai coisas normais. Sair de um job que não rende, ir para casa descansar e voltar no outro dia permite que a mente faça uma desconstrução e realmente chegue em algo novo.

A dormência de dados e sua desconstrução é um dos principais processos criativos, o livro que você leu ontem participará de uma nova idéia daqui um mês, ou um ano.

Em outro post vou citar alguns métodos que algumas empresas usam para deixar o modo criativo de seus funcionários render.

“Trabalhar por projetos, flexibilidade de horários, ambientes descontraídos entre outras”.

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