AÇÃO É UM PONTO VITAL PARA O MARKETING!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Resumidamente o Marketing Multinível

Resumidamente o Marketing Multinível

Published on November 15, 2012
Essencialmente Marketing Multinível ou Marketing de Rede é uma forma de fazer os produtos e serviços chegarem  diretamente aos consumidores sem intermediários e sem os custos das gigantescas campanhas publicitárias, por meio de uma estrutura disposta em camadas de distribuidores independentes. Por ser um método de marketing onde estes distribuidores independentes além de poderem vender, podem também patrocinar outros distribuidores independentes e obter comissões de vendas efetuadas por estes patrocinados, você cria uma organização de distribuidores independentes que podem multiplicar de forma exponencial as suas comissões de vendas, uma forma poderosa de alavancagem de negócios sem necessidade de altos investimentos, além disso, estes mesmos distribuidores independentes continuam a vender e patrocinar muito tempo depois que você resolver parar as atividades, mantendo-lhe uma renda residual e alavancada.
No plano original das Vendas Diretas, as empresas recrutavam uma série de revendedores autônomos e lhes remuneravam através de comissões sobre as suas vendas individuais. Conhecido como single-level(uni-nível), este modelo limitava a atuação de muitos distribuidores a um trabalho inseguro e dependente demasiadamente da habilidade individual de vendas. Percebendo estas limitações, um americano chamado Carl Rhenborg decidiu criar um sistema de bonificação diferente, onde o revendedor passaria a ganhar um rendimento adicional sobre todas as vendas efetuadas pelos distribuidores que trouxesse para a companhia. Isto aconteceu na década de quarenta, dando origem a um segundo modelo de remuneração em Vendas Diretas muito mais poderoso: o multi-level (multinível).O MultiLevel Marketing (MLM) ou Marketing Multinível ou Marketing de Rede passou por várias evoluções desde então, com aperfeiçoamentos nos sistemas e empresas profissionais trazendo novos conceitos ao mercado.
O Marketing Multinível ou Marketing de Rede cresceu principalmente a partir do início dos anos 90 porque apresenta soluções simples para as empresas que procuram oferecer inovação, qualidade e preços nos produtos, excelência nos serviços operacionais e atendimento personalizado aos clientes, ao mesmo que oferece às pessoas uma oportunidade de melhorar o estilo de vida delas com soluções que estão perfeitamente enquadradas dentro deste novo paradigma de mundo globalizado e empresas individuais. Hoje, com um pequeno arquivo pessoal, uma linha telefônica e um micro ligado à Internet, é possível construir e gerenciar um negócio de milhões de dólares. A partir deste sistema, os distribuidores passaram a vislumbrar uma renda muitas vezes maior do que seria possível obter no porta-a-porta tradicional, e muitos destes distribuidores começaram a ter proventos mais altos que muitos médicos, advogados e engenheiros e alguns destes também conseguiram fortunas adquirindo a tão sonhada independência financeira. Sendo assim o presente estudo teve por objetivo principal verificar quais as principais barreiras que impedem uma maior adesão ao Marketing Multinível. Interessante observar que este sistema possui prós e contras como qualquer proposta de negócio. Um maior conhecimento sobre o tema vem a facilitar a análise por parte daqueles possíveis novos empresários independentes sobre a oportunidade em questão.
Os Gigantes da Publicidade
As empresas sabem bem que a publicidade é o combustível para o seu negócio. Hoje, gasta-se quase meio trilhão de dólares por ano, apenas nesta área onde todo lucro fica com as empresas de publicidade e as celebridades que são pagas para recomendar um produto quem nem se quer usam. Acima, temos alguns exemplos de investimento na publicidade atuados por grandes corporações que dirigem o mercado de hoje.
Mas qual o segredo do aumento dos lucros das empresas? Esta é a questão que justamente quem sai perdendo são os trabalhadores, a mão de obra é a que mais sofre com a redução de custos. De acordo com os especialistas, quando há a necessidade de redução de gastos para equilibrar o caixa de uma empresa, o caminho mais curto escolhido acaba sendo a rescisão de contratos com fornecedores ou o corte de funcionários, comprometendo a qualidade e a eficiência das operações . A maioria não tem ideia de por onde começar a cortar gastos e aqueles que parecem ser os mais significativos, por serem maiores, nem sempre são os que comprometem a lucratividade da empresa. Uma vez descobrimos que uma empresa tinha um elevado gasto com remessas urgentes para outras filiais, simplesmente porque o departamento responsável não tinha um planejamento adequado para que as mercadorias e documentos fossem enviados no prazo correto, sem a necessidade de pagar a mais pelas urgências, Isso sem falar quando descobrimos fraudes e acordos de comissões entre funcionários e fornecedores.
O Marketing Multinível é um dos 3 canais que um fabricante pode usar para movimentar os produtos da fábrica para o consumidor. Esse é o sistema mais vantajoso em todos os sentidos!
· Varejo: Todos estamos familiarizados com mercearias, farmácias, supermercados e lojas de departamentos e mesmo estações de serviço. O produto move-se através de um sistema de distribuição por atacado para a loja  final no varejo. O comerciante dispõe sua mercadoria e o consumidor vai à loja para comprá-la. Isto é varejo. Quem paga toda a conta de publicidade, atacadistas, varejistas e logísticas é o consumidor final.
· Mononível:  A revenda de produtos por catálogo tem sido um grande mercado para as empresas que mais faturam nesse sistema, as revendedoras ganham apenas comissões feitas pelas vendas e não existe nenhuma alavancagem a não ser pra gerente que pode ter várias revendedoras trabalhando com ela, mas quando uma revendedora passa para gerente ela se desliga da gerente que a ensinou a trabalhar, para quem conhece já o Marketing Multinível percebe a grande diferença que se pode ter entre esses dois sistemas.
· Multinível: Ele pode ser associado a uma franquia pessoal, com grandes possibilidades de crescimento. É um método de vendas onde as pessoas tornam-se empresários independentes (distribuidores), e é dada a elas a oportunidade de formar sua própria rede. E, assim, cada novo distribuidor tem as mesmas oportunidades e o processo se repete, espalhando-se de pessoa a pessoa, de cidade e de país a país. Não há limites para a expansão pessoal. O baixo risco e o poder da alavancagem é o grande ponto chave do Multinível que tem o crescimento anual de aproximadamente 18% no Brasil.
Como escolher uma empresa de Marketing Multinível sustentável e legítima ?
Primeiramente se deve olhar alguns fatores como:
  • Produto
  • Plano de Compensação
  • Momento da Empresa
  • Gestão
  • Resultados
  • Patrimônio
Produto - O Conselho é que se deve escolher uma empresa que tenha um produto altamente consumível, que já seja do hábito de todos, que tenha logicamente qualidade, acessibilidade diante do custo,  praticidade e que envolva as pessoas.
Plano de Compensação – Ao contrário de que muita gente pensa oque importa não é o faturamento da empresa e sim os maiores cheques relacionados ao tempo da empresa no mercado, devemos escolher o plano que mais paga e pra isso basta ver os resultados dos líderes e em quanto tempo eles conseguiram atingir, isso mostra também a aceitação do produto no mercado, se tem os maiores cheques em tão pouco tempo quer dizer que o produto é muito bem aceito; Óbvio.
Momento – O Momento também é muito importante, não se deve escolher uma empresa muito nova, pois ainda não se estabeleceu no mercado e não sabemos se vai dar tudo certo, e tão pouco muito saturada no mercado onde que todos já a conhecem e já foram apresentadas a ela.
Gestão – É Claro que é imprescindível ter pessoas com experiência no comando da empresa, não vale a pena investir o tempo e o dinheiro com pessoas que não tiveram a experiência em administrar uma corporação, isso serve pra qualquer negócio.
Resultados - Existe uma frase que eu particularmente acho muito poderosa ” Palavras convencem, Resultados arrastam” isso é totalmente alinhado ao Marketing Multinível onde só devemos seguir pessoas e empresas que tem resultado, não deve-se de maneira alguma tentar se aventurar em negócios sem base estrutural que ainda está no planejamento. Lembre-se, grandes empresas com grandes resultados atraem grandes líderes.
Patrimônio - Eu vejo muitas empresas todos os dias na internet e é uma infinidade de propostas que nem sabemos de onde surgem, não se vê pessoas por trás nem tão pouco patrimônio do negócio em que será o seu futuro, não entramos em um negócio de Marketing Multinível pra brincar, devemos escolher empresas sérias e reais, é muito importante ter acesso ao grupo corporativo da empresa, grupo de suporte e claro os gestores do negócio, em um mundo onde se desconfia de todos devemos saber onde pisamos. Cuidado com as empresas apenas baseadas em internet, elas são facilmente copiadas e logo surgem outras “melhoradas” que arrastam sua rede e você não tem garantia nenhuma, se ela sumir ninguém poderá fazer nada, corra!
Se quiser saber qual Empresa escolhi pra trabalhar clique aqui




Extraído: Universidade Multinível

Nenhum comentário:

Postar um comentário