AÇÃO É UM PONTO VITAL PARA O MARKETING!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A espiritualidade do líder

A espiritualidade do líder



Hoje, estamos iniciando o estudo da FÉ, a 10ª e última das "10 Chaves do Marketing MULTINÍVEL EXPLOSIVO!" Sem dúvida alguma, é a mais importante, por influenciar diretamente todas as outras.

Esta dimensão da liderança não é técnica e nem pode ser ensinada, mas é algo inerente a todo ser humano. Ela deve ser sentida, aceita e estimulada, diariamente, pois, quando desenvolvida corretamente, pode melhorar as relações interpessoais e a qualidade de vida das pessoas.

Depois que o psicólogo Daniel Goleman deu visibilidade ao conceito de Inteligência Emocional (IE) ou Quociente Emocional (QE), em 1995, os estudos sobre as múltiplas inteligências avançaram no mundo todo.

No ano 2000, a física e filósofa norte-americana Danah Zohar, em parceria com o psiquiatra Ian Marshal, publicaram o livro "QS - Inteligência Espiritual". Segundo os autores, o QS é a base necessária para que as outras Inteligências (QI e QE) operem de modo eficiente, pois tem um poder de transformação que o diferencia das outras inteligências, indo além da capacidade intelectual e emocional do indivíduo:

"(...) O QS é a inteligência que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto QS implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequando senso de finalidade e direção pessoal. Ter ou desenvolver Inteligência Espiritual aumenta nossos horizontes e torna-nos mais criativos, é uma inteligência que nos impulsiona e está ligada à necessidade humana de ter um propósito de vida, respeitando os valores individuais e da sociedade que norteiam as ações da humanidade. (...)" (QS - Inteligência Espiritual nos Negócios, Helena Ribeiro)

Reconheça a sua Inteligência Espiritual
Enquanto a Inteligência Emocional trata do que sentimos e como reagimos aos acontecimentos, a Inteligência Espiritual trata de quem somos e o significado da nossa existência. Não é apenas descobrir o que devemos fazer ou como nos comportar em cada situação, e sim perguntar se queremos estar nessa situação particular e se aquilo nos faz felizes. Importar-se com o significado das próprias ações.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10. Têm compaixão.

OBS: Não deve ser por acaso, que essas qualidades são comuns aos líderes de Marketing Multinível mais carismáticos e atraentes que eu conheço.

Aprimore a sua Inteligência Espiritual
Zohar também tem 12 princípios para ajudar nesse aprimoramento da Inteligência Espiritual e do seu alinhamento com os valores das pessoas:

Auto-conhecimento: No que acredito? Quais são meus reais valores? O que realmente me motiva?

Ação baseada em visão e valores: Agir conforme seus princípios, respeitar suas crenças mais profundas e viver de acordo com isto, em todos os sentidos.

Uso positivo da adversidade: Habilidade de aprender com os erros. Crescer e aprender com a adversidade e o sofrimento.

Holístico: Habilidade de reconhecer padrões, relacionamentos, conexões maiores. Analisar e procurar compreender o todo e não apenas as pequenas partes. Sentir que pertence a algo maior.

Compaixão: Empatia com tudo e com todos. Procurar entender e analisar os ângulos antes de decidir.

Celebrar a diversidade: Respeitar e estimular as pessoas pela suas diferenças, não apesar delas.

Independência: Capacidade de resistir à maioria e ter idéias e opiniões próprias.

Curiosidade: Fazer muitas perguntas para aprender, descobrir, chegar ao fundo das questões mais importantes.

Reposicionar: Habilidade de dar um passo para trás e reposicionar um problema ou desafio. Procurar a resposta certa, não a mais fácil. Analisar o contexto do desafio da forma mais ampla possível.

Espontaneidade: Viver o hoje, aproveitar o agora.

Vocação para servir: Ouvir o chamado para respeitar o próximo, dar de volta, deixar melhor do que quando chegou.

Humildade: Entender sua posição no mundo, suas próprias limitações e como trabalhar em equipe para obter resultados extraordinários através da sinergia com outras pessoas.

Não sei se você reparou, mas a maioria desses conceitos já foram trabalhados ao longo do nosso Curso e são promovidos em seu Sistema de Treinamento. São virtudes importantes para qualquer líder, especialmente em Marketing Multinível.

Respeitando estes 12 princípios, os verdadeiros Profissionais de Marketing Multinível terão alcançado algo muito mais valioso do que uma downline produtiva, reconhecimentos ou bônus milionários:

"(...) Estarão ajudando a mudar o mundo para melhor. Mais: estarão vivendo uma vida de propósito, dando-lhe sentido e cumprindo sua missão. Afinal de contas, é para isto que estamos aqui. (...)" (Inteligência Espiritual, Raul Candeloro)

Ser um bom líder é, acima de tudo, ter FÉ. Acreditar no amor, no bem, no mérito, na justiça, no elogio, na recompensa indireta, no espírito de equipe...


Estudos Marketing Multinível

Professor: Sergio Buaiz
Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP, é Conselheiro da Revista VENCER!, Consultor, Treinador Profissional de Marketing Multinível há mais de 15 anos e autor de quatro livros.

+ http://www.sergiobuaiz.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário